As empresas estão explorando o uso da IA Generativa e da análise avançada para melhorar a eficiência e a centralização no cliente
As novas tecnologias estão transformando diversos setores do mundo corporativo. Um levantamento realizado pela Deloitte em 2023, apontou que cerca de 70% das empresas investirão em Inteligência Artificial (IA) até o final do ano.
A personalização da experiência do cliente, análise de Dados e detecção de fraudes são fatores que podem ser aprimorados pelo uso da IA, sendo uma alternativa para redução de custos e na assertividade durante a tomada de decisões, por conta da capacidade de coletar e analisar grandes volumes de Dados.
“Esse crescimento do uso da tecnologia pode levar a maiores oportunidades em mercados globais através da criação de parcerias eficazes por meio do digital. Um exemplo disso é o case da empresa Turaco, que alcançou mais de 70 mil trabalhadores da economia gig no Quênia e em Uganda, fornecendo serviços por meio de parcerias com plataformas digitais de transporte privado”, comenta Alberto Vargas, especialista em administração de empresas pela Universidade de Warwick (Inglaterra).
Com a Transformação Digital as empresas enfrentam desafios devido a restrições, como sistemas antigos baseados em mainframe, múltiplas plataformas centrais, complexidade de integração e fluxos de Dados ineficazes. Esses obstáculos muitas vezes impedem a otimização da experiência do cliente, apesar da migração de Dados e sistemas para plataformas em Nuvem.
Vargas ressalta que a IA pode ser usada para personalizar a experiência do cliente, fornecendo oportunidades, conselhos e serviços relevantes com base em insights em tempo real sobre os clientes. Isso pode melhorar a integração com o público, a resolução de problemas, proporcionando uma experiência hiperpersonalizada.
“Essas tendências estão surgindo porque a satisfação do cliente é crucial para o sucesso a longo prazo das empresas. Então, as empresas estão explorando o uso da IA Generativa e da análise avançada para melhorar a eficiência e a centralização no cliente”, explica o especialista.
Tendências para as empresas em 2024
Além da Inteligência Artificial, Alberto Vargas elencou as três principais tendências para o ambiente corporativo em 2024:
Prevenção de Riscos
O mercado está se movendo em direção a uma abordagem mais proativa na prevenção de riscos, em vez de apenas reagir a eles. Isso ocorre devido ao aumento na frequência e gravidade dos riscos globais, como mudanças climáticas e cibercrime. As empresas estão percebendo que prevenir perdas é tão crucial quanto cobri-las.
Uso de Tecnologia Avançada
A transformação do ambiente corporativo também está ligada à adoção de tecnologias avançadas. A análise de Dados, Inteligência Artificial Generativa e outras tecnologias estão sendo usadas para obter insights acionáveis a partir de novos Dados disponíveis. Isso ajuda as empresas a tomarem decisões informadas e aprimorar seus serviços.
Missão de Sustentabilidade
As corporações estão se tornando embaixadoras da sustentabilidade e influenciando decisões e estratégias orientadas pelo propósito do cliente. Isso ocorre em resposta a ameaças existenciais, como mudanças climáticas catastróficas, e a preocupação com populações em vulnerabilidade.
“Outro fator observado é uma mudança em direção a um papel mais proativo com relação à diversidade, equidade e inclusão. Essas tendências refletem a evolução do setor em resposta a ameaças globais, pressões sociais e expectativas dos clientes”, finaliza Vargas.
Fonte: InforChannel