Back

IA, automação e segurança: como será a próxima década na tecnologia?

Avanço das soluções generativas e processos automatizados prometem redesenhar o futuro das indústrias e dos negócios

Ao longo das décadas, diferentes soluções tecnológicas foram responsáveis por mudar o rumo da história. Ainda que nem sempre seja simples prever qual o próximo grande passo da TI, algumas tendências vêm consolidando sua importância para o futuro dos negócios e da sociedade.

Protagonismo da IA continua

Para 2030, de acordo com pesquisa da PwC, a IA poderá contribuir com até US$ 15,7 trilhões para a economia global. Mas ainda que seu protagonismo siga firme, é difícil prever com exatidão que formas e aplicações de IA irão proporcionar um valor comercial atraente.

Automação Inteligente

Impulsionada pelo avanço da IA, e cada vez mais necessária para gerenciar tarefas complexas e operativas, a automação já é uma tendência em ascensão: estudo da everis e da MIT Technology Review estima que sete a cada 10 (70%) empresas da América Latina estão investindo em automação de processos, e uma porcentagem ainda maior (80%) considera a tendência alavanca fundamental para o futuro dos negócios.

Foco em segurança

Com o avanço dessas tecnologias – ainda não conhecidas em sua totalidade -, cresce também a preocupação com a segurança. Estudo realizado pela EY apontou que, somente na América Latina, 62% das empresas sofreram violação de dados durante o último ano. Com a geração infinita de informações,

esse é um tema prioritário em toda a indústria, abrangendo zero trust, cadeias de fornecimento de software, soberania digital e, sim, IA.

Acelerando o 5G

Entrando em seu quinto ano de operação comercial, o 5G é outra tendência que promete estar sob os holofotes durante a próxima década. Em 2023, foram mais de 537 milhões de conexões de quinta geração adicionadas, atingindo um total global de 1,6 bilhão. E os números para o futuro são ainda mais otimistas: 80% da população global será alcançada pela cobertura 5G até 2030, de acordo com o relatório The Top Trends in Tech, da McKinsey.

Fonte: OTempo